terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Riquexós na Índia




Alguns de nós provavelmente nunca viram nem andaram num riquexó, um meio de transporte rudimentar, não poluente, que circula nalguns países asiáticos. Em Macau onde vivi com a minha família por alguns anos, tive a oportunidade de ver estes veículos simples de transporte de passageiros cumprirem ali essencialmente a função de táxis. Eram muito procurados pelos turistas para visitarem alguns pontos turísticos da cidade.

Recentemente numa pesquisa através da internet, descobri um site de uma organização cristã interdenominacional denominada “People Aid”, que desenvolveu um interessante programa de apoio a cerca de 18 mil famílias de baixos recursos através de riquexós na Índia. Estima-se que neste país com uma população de 1 bilião de pessoas, onde existem 17 línguas principais e para cima de 3500 dialectos, circulem pelas suas estradas cerca de 700 mil destes veículos. O governo indiano incentiva o uso do riquexó como uma forma de evitar que a poluição alastre.

Para aqueles que têm curiosidade em conhecer a história dos riquexós, como são fabricados, onde são distribuídos maioritariamente, como contribuem para a auto-suficiência das famílias pobres e como são financiados, sugiro uma visita
ao site http://www.peopleaid.org/. À semelhança do apadrinhamento de crianças e adopção de famílias nalguns países, também aqui se pode adoptar uma família oferecendo um riquexó e receber uma foto dessa família.

Sem comentários:

Enviar um comentário