segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Atitudes Perante o Livro


O livro a que nos referimos é a Bíblia, único na sua concepção e na forma como tem influenciado um incontável número de pessoas em todas as épocas, à volta do mundo. Continua a ser o mais lido, editado, estudado, amado por pessoas de todos os escalões etários, mas simultaneamente o livro mais odiado. Fala-nos acerca da vida, do futuro, da fé, de relacionamentos, e de muitos outros assuntos de interesse para a humanidade. O seu valor é de tal grandeza que Billy Graham chamou-lhe a “Constituição do Cristianismo”. A forma como certas pessoas lidaram e lidam com a Bíblia diz-nos com toda a certeza qual é a sua atitude perante ela. Conheça algumas delas.

Jim Jones - Atitude de Desrespeito

Quem viu o documentário que foi exibido na televisão sobre a vida de Jim Jones e a seita que ele criou, certamente que ainda se recorda do episódio em que ele atira uma Bíblia ao chão com alguma violência, num total desrespeito e até desafio à longanimidade de Deus, e pergunta: “Aconteceu-me alguma coisa”? Claro que naquele momento nada aconteceu. Ai de nós se Deus agisse imediatamente face aos nossos devaneios, aos actos irreflectidos que tantas vezes praticamos. Por outro lado, desenganem-se todos aqueles que acham que podem viver impunemente, quando desrespeitam a Deus e seguem o seu próprio caminho. Todos sabemos como terminou a sua vida. Não se brinca com Deus. Mais cedo ou mais tarde acabaremos por colher aquilo que semeamos. É inevitável!

O Rei Joaquim – Atitude Destrutiva

Joaquim não gostou do conteúdo do livro que Deus mandou escrever sobre a situação espiritual de Judá naqueles dias e não esteve com meias medidas, pegou numa faca e cortou-o aos pedaços lançando-o de seguida na lareira. No coração deste rei não havia lugar para o conselho de Deus, nem havia qualquer temor mesmo depois de ser aconselhado a não o rasgar. Aparentemente a Palavra de Deus havia sido destruída, mas por muito pouco tempo, pois de imediato um novo rolo foi escrito e desta vez com palavras bem duras de julgamento contra o rei. Toda a história pode ser lida no capítulo 36 de Jeremias.
Outros se têm levantado com uma atitude semelhante, como é o caso do Imperador Diocleciano que viveu no terceiro século, decretando que todas as cópias da Bíblia fossem destruídas. Destruir a Palavra de Deus é tarefa impossível para o homem, pois Deus não somente “vela pela Sua Palavra para a fazer cumprir” como a faz “permanecer para sempre” (I Pedro 1:23-25).


O Salmista - Atitude de Confiança

São do Salmo 119:105 as seguintes palavras: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho”. De acordo com as palavras do Salmista, caminhar/viver à luz da Palavra de Deus inspira confiança.
A propósito, quando era ainda criança, lembro-me de ver os meus pais a colocar na mesa de cabeceira no meu quarto uma Bíblia aberta no Salmo 91. Eles faziam-no porque tinham confiança na Palavra, acreditavam que o Senhor era “o meu Deus”, “o meu refúgio”, “a minha fortaleza” e que “debaixo das suas asas” estaria seguro. Naturalmente que a segurança daqueles que estão em Cristo não depende de ter a Bíblia nesta ou naquela posição ou dependência da casa, aberta neste ou noutro qualquer capítulo, como se de amuleto se tratasse. A nossa segurança está no autor da Bíblia, nas Suas palavras que podem ou não ser vida para nós, tudo dependendo da forma como as recebemos. A Bíblia, enquanto livro no seu formato de papel, é semelhante a qualquer outra obra. O que a distingue muito naturalmente dos demais livros, é a sua essência divina, apesar de escrita pelos homens. Pergunto: estamos nós a confiar plenamente na Palavra de Deus e na provisão que nos oferece ou o objecto da nossa confiança é outro? Se participar em lotarias, consultar o horóscopo, procurar o equilíbrio para a minha vida no Feng Shui, em quem estou a depositar a minha confiança, na realidade? Acreditem, vivemos dias de sedução espiritual, onde até os próprios crentes podem ser enganados.

Existem outras atitudes para além das acima mencionadas, como por exemplo a superstição que às vezes pensamos ter a haver com outras práticas religiosas contrárias à fé cristã. Pode suceder com a Bíblia também se pensarmos que ela pode ser um “talismã” que posso transportar religiosamente debaixo do braço esperando que algo de bom aconteça. Há por aí muitas “bugigangas” que as pessoas trazem consigo na tentativa de lhes proporcionar algum tipo de sorte, seja ao amor, nos negócios, ou em qualquer outra área. Achar que estou seguro só porque trago a Bíblia comigo, quando não a leio ou se pouca atenção presto aos seus ensinamentos, de nada me vale. Pode crer! Uma outra atitude igualmente perniciosa é a indiferença, que pode conduzir à ignorância, contra a qual o profeta Oseias nos adverte (Oseias 4:6). Existe também o preconceito por parte de certas pessoas, que procuram usar a Bíblia distorcendo-a para satisfazer o seu propósito (II Pedro 3:16). No meio de tudo isto, felizmente, há quem seja fiel ao Livro, respeitando-o, ao contrário do rei Joaquim. Uma dessas pessoas chama-se William Tyndale, que viveu no século XIV, um homem que amava a Palavra de Deus e acreditava que as Escrituras eram “propriedade do povo”. Segundo ele, até mesmo um “rapaz que guia os cavalos que puxam a charrua” deveria conhecer a Escritura. O seu zelo pela Palavra custou-lhe a prisão e, posteriormente, a morte.

Que atitude desperta em si este Livro?

5 comentários:

  1. O Livro dos Livros!
    As Escrituras são um tesouro precioso, independentemente da confiança que é colocada no que "dizem". Vale a pena seja para quem for, aventurar-se, sim porque é uma verdadeira aventura de vida todo o tempo investido na sua "descoberta". As Escrituras sempre têm algo para ensinar, sempre motivam e encorajam, levam a tomar as decisões certas, dizem ao nosso coração aquilo que mais ninguém sabe senão Deus.

    Este conjunto de livros, além de inspirador é digno de toda a confiança

    ResponderEliminar
  2. A Bíblia encerra benefícios inconfundíveis para aqueles que usufruem da sua leitura. Convém, todavia, ler e assimilar a sua mensagem diariamente a fim de produzir o efeito desejado.
    A Palavra de Deus é o alimento adequado à vida nova. Primeiro é recebida como leite para o recém-nascido. Depois é compartilhada como alimento sólido para gente crescida. É o ensinamento da sua doutrina que nos ajuda a crescer harmoniosamente segundo o plano divino.

    ResponderEliminar
  3. A Bíblia merece de minha parte o maior amor. Não tenho dúvida que ela é a Fiél, Eterna e imutável Palavra de Deus. Faz parte da minha vida. Por ela encontrei salvação (em Cristo), e desde desse momento, encontro nela orientação, conforto, segurança, compreensão da cida e do mundo e sabedoria para viver. Na qualidade de Pastor, um tesouro inegostável para o exercício ministerial. Leia a Bíblia! Pr. Michel Cruz

    ResponderEliminar
  4. Como todos os crentes, não pude ficar indiferente às declarações prestadas por José Saramago. E apesar de entender que, enquanto comunidade de crentes temos o dever de responder (somos instados pela Palavra a dar testemunho de Cristo, sob pena de, na eternidade, Ele não nos reconhecer!), também julgo não devermos arrastar esta polémica: José Saramago vive da venda dos livros que escreve. Para ele tudo isto não passa de publicidade gratuita. A escolha do nome do livro (Caín) não é gratuita. O lançamento do livro numa cidade com pouca visibilidade nacional (só por ser o palco onde a acção do livro decorre), "obrigou-o" a recorrer a um estratagema para se fazer importante. E num país em que tudo é notícia, nada melhor que aquelas declarações polémicas para arrastarem durante dias o nome de Saramago em tudo quanto é informação, falada e escrita.
    Que a nossa caridade cristã e a obediência ao Deus Único levem os nossos corações a clamarem misericórdia pela alma de José Saramago.
    Um abrço em Cristo, da
    Ana Coelho

    ResponderEliminar
  5. Dou graças a Deus, porque um dia o escolhi como Deus único e suficiente Salvador o El Shadai, o Deus do suprimento pleno, Espiritual, que tem fortalecido o meu coração na vivência da leitura de um livro Vivo,e cuja Palavra se renova a cada manhã, que nem ventos nem tempestades o abalam.
    Quem está firme na Rocha,nem"chuva,nem ventos" O fazem ruir.- Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.Heb.4:12.
    O escritor José Saramago precisa de oração para que a misericordia do Senhor esteja sobre ele, é o que todos devemos fazer.
    FMGL

    ResponderEliminar