segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Substituir a Bíblia

Com a proliferação de seitas religiosas, são cada vez mais os incautos que ficam enredados nas suas doutrinas e ensinamentos. Algumas têm-se tornado populares ao ponto de atraírem figuram públicas, tais como os actores de cinema Tom Cruise e outros.

Uma das características das seitas ou dos novos cultos, é que usualmente subvertem a Palavra de Deus, ou pura e simplesmente a anulam das suas práticas e crenças. Exemplo disso é a Igreja da Unificação, cujos membros acreditam que “O Princípio Divino” do seu mentor Sun Myung, é a Bíblia de hoje. Outras, como o Hare Krisshnas, reivindicam ser os seus escritos compatíveis com a Bíblia.

Muitos de nós recordamos certamente o trágico acontecimento que vitimou cerca de 900 pessoas, seguidores de Jim Jones, responsável pela sua morte por envenenamento, depois de lhes ter anunciado o fim do mundo. No rescaldo deste horrível incidente, um dos militares americanos responsáveis pela remoção dos corpos disse: “Em todo o acampamento, não foi encontrado um só exemplar da Bíblia”.

Este incidente teve lugar na Guiana Francesa, no ano de 1978. Mas não é um caso único de extremismo religioso. Em 1997, uma seita conhecida por “Portão do Céu”, uma autêntica salada que incluía ocultismo com fanatismo religioso, induziu 40 seguidores ao suicídio.

Deus nos livre de substituirmos a Palavra de Deus do centro dos nossos cultos, da nossa pregação, dos nossos púlpitos, do seio da nossa família. Sempre que se refere à Palavra de Deus, Billy Graham não se cansa de enfatizar: “A minha Bíblia diz…”. Eu temo que parte daquilo que hoje se diz a partir dos púlpitos, não seja tanto o que a Bíblia diz, mas que se esteja a transmitir e a enfatizar pareceres pessoais, de outros ou do próprio que está no uso da Palavra.

Será que a Bíblia tem tendência a ser substituída entre nós? É verdade que a Palavra de Deus jamais poderá ser aniquilada, como muitos já o procuraram fazer. Contudo, pode vir a perder a sua influência e corremos o risco de ver tal acontecer com mais frequência. Quando ela deixa de ser “Lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho” (Salmo 119:105), e única regra de fé e conduta, então estaremos muito próximo do declínio.

2 comentários:

  1. Olá Pr. Abel.
    Que bom é saber que existe mais um espacinho no ciber-espaço dedicado á Palavra de Deus e ao Seu Reino.
    As lides bloguistas podem ser de grande benção se usadas correctamente, não acha?
    A ler este artigo...lembro-me que infelizmente já existem entre nós "crentes" que em vez de dizerem "A minha Bíblia diz..." não se cansam de dizer "O meu pastor diz..." sem sequer se darem ao trabalho de ver se as palavras do pastor estão de acordo com a Palavra do Pastor...Aquele do Salmo 23, o verdadeiro Pastor.
    Surpresa??? Claro que não pois a minha Bíblia diz que nos últimos tempo este tipo de situção iria acontecer.
    Que Deus nos envolva na Sua misericórdia para que de peito cheio e com preserverância entranhada no nosso ser possamos continuar a bradar ao mundo: "A minha Bíblia diz...por que O MEU DEUS diz..."!!!
    Deus o abençoe.
    Beijinhos a irmã Bértina e ás meninas

    ResponderEliminar
  2. Paz do Senhor Jesus,
    Que o Senhor nos revista de autoridade e poder para proclamarmos que a Sua palavra, a Bíblia, diz...
    Porque sem ela andaremos às escuras.
    O Senhor continue a derramar benção sobre si e sobre a sua família. Louvo a Deus pelas vossas vidas.
    Sofia

    ResponderEliminar