quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os desmandos de José Saramago


Se reescrevesse hoje o artigo Atitudes perante a Bíblia que inseri neste mesmo espaço há algumas semanas atrás, teria que incluir forçosamente a atitude de arrogância que certas pessoas têm perante a Bíblia, como foi o caso de José Saramago aquando do lançamento do seu último livro “Caim”.

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, arrogância é um “sentimento de orgulho que se exprime por atitudes de altivez e desprezo; sobranceria; presunção; insolência, exactamente aquilo que Saramago patenteou face às Escrituras Sagradas na apresentação do livro acima referenciado. A minha Bíblia, que o senhor Saramago procurou ridicularizar rotulando-a de “manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”, já há muito que me colocou de sobreaviso para um tempo em que viriam pessoas descritas por Pedro como “escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências” (II Pedro 3:3).

Toda a gente sabe que Saramago não é crente, assim como sabe quais são os seus ideais políticos patenteados nos tempos do PREC e que apesar de admitir que nunca foi “um leitor assíduo da Bíblia” tem a ousadia e o desplante de dizer que a conhece “bastante bem”. Misericórdia! José Saramago insere-se perfeitamente naquele grupo de pessoas que caiem com facilidade no ridículo, tal como Thomas Paine, um ateu que vaticinou que a Bíblia “dentro em breve tornar-se-ia numa mera relíquia de museu”. Pois bem, Paine está morto, e a Bíblia continua a ser um “best seller” a nível mundial hoje. Pode ficar descansado Saramago, que apesar dos seus odiosos ataques ao livro dos cristãos, este vai continuar, ao contrário dele que um dia há-de passar à história. Posso assegurar que o Livro chamado Bíblia que Saramago desrespeitou uma vez mais vai continuar a influenciar e a transformar vidas.

À questão “ porquê Caim?”, o escritor diz que as “coisas acontecem quando têm de acontecer”, acrescentando que “foi nesta altura que se me apresentou com força suficiente para me levar e sentar-me a escrever”. Quer dizer, José Saramago escolhe os timings para escrever e publicar as suas obras quando em seu entender devem acontecer, já Deus não pode ser soberano para escolher o que fazer, quando fazer, como fazer, com quem fazer. Insistindo na tentativa de ridicularizar ainda mais a Bíblia, referindo-se aos dias da criação disse: “Descansou ao sétimo dia. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?”, perguntou. Engana-se o senhor José Saramago, pois Deus continua vivo e activo, “velando pela Sua Palavra para a fazer cumprir”.
(Jeremias 1:12), aquela Palavra que Saramago teimosamente procura desacreditar sem êxito!

Uma nota mais sobre José Saramago aquando da apresentação do livro “Caim”, é a sua veia para o Marketing/Publicidade, a que Carlos Amorim (Jurista) apelidou de “astuto vendilhão do seu próprio Templo”. Já em termos de exegese é uma desgraça, atropelando as suas mais elementares regras, retirando textos do seu contexto dando assim lugar a um pretexto: denegrir a Bíblia.

Se me perguntarem se tenho satisfação em ter visto atribuído o Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, digo que não. Trata-se de alguém capaz de insultar os milhares de portugueses que lêem a Bíblia e fazem dela a sua regra de fé e conduta. Como posso sentir-me orgulhoso de quem maltrata desta forma um Livro que é “património da humanidade” e que é reverenciado por milhões de pessoas em todo o mundo? Aliás, sinto-me envergonhado!

É preciso ter cuidado quando se lêem os livros de José Saramago!

13 comentários:

  1. Amigo e Sr. Abel Tomé,
    Com a devida vénia saúdo o seu artigo.
    Acrescento que o Sr. Saramago, a meu ver, tem dois problemas:
    1) - não gosta de autoridades, muito menos a não terrenas porque sabe que lhe terá que dar contas;
    2) - tem um medo terrível de deixar esta terra e acha que a culpa é de Deus - mas vai deixá-la, e pelo seu aspecto não levará muito tempo - porque gostaria de continuar a viver as mordomias da vida efémera.
    Cumprimentos,
    Avelino Vieira

    ResponderEliminar
  2. Então, também a Bíblia é arrogante, assim como este post.
    Apesar das declarações de Saramago serem apenas uma acção de marketing (e boa, pois o mundo inteiro comenta) é incrível como é que se pôde "patentear" Deus e levar grande parte da humanidade a acreditar numa história tão incongruente.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não percebi a razão de tanto alarido à volta de Saramago e das suas afirmações. Cada um tem direito ao disparate e Saramago fez uso do seu. O que ele diz não se escreve. A afirmação de que «a Bíblia é um manual de maus costumes» vale tanto como dizer que os «Lusíadas» são um manual de erotismo (se nos ativermos ao canto nono, que era tão apreciado por nós no Liceu, por via da sua «ilha dos amores») ou que o «Primo Basílio» é o «Kama Sutra» português ou que a «Ilíada» é um manual de barbáries despudoradas, ou que «O Capital» é um manual de cirurgia (alguma mente mais distorcida será capaz de encontrar nele indicações médicas, na medida em que procura «tratar da saúde» ao capitalismo). Em certo sentido, até posso concordar com ele quando diz que a Bíblia é um manual de maus costumes, na medida em que nela põe a nu o que há de mais maldoso e animalesco no homem e nos diz que o verdadeiro caminho não segue por aí mas pelo ensino de que Jesus é paradigma. É evidente que a leitura que ele faz da Bíblia peca pela falta de rigor numa exegese rigorosa ou pela necessidade de se pôr em bicos dos pés para ser ouvido, qual galo de poleiro. No fundo, tudo isto não passa de uma encenação de marketing. Para quem se habituou ultimamente a fazer «Ensaios», corria o risco de levar os seus leitores a desinteressarem-se da sua próxima produção. Para quem se afirma marxista, esta é uma incongruência difícil de perceber, rendido que está às técnicas do marketing do capitalismo que tanto abomina. E isso sem referi que não deixa de se revelar um tanto masoquista. Com tanto livro de bons costumes, então é preciso ir inspirar-se num manual de um Deus vingativo, cruel, calão e inventado? Até porque se eu tenho de escolher entre o mundo negativo e pessimista de Saramago (que quanto a mim deve ter alguns problemas emocionais e humanos mal resolvidos) e um mundo de solidariedade e entrega defendido pelo Cristo de Deus, eu não hesito. Daqui a cem anos quem se lembrará de Saramago?

    ResponderEliminar
  4. Se esse senhor tinha a intenção de desacreditar a Bíblia, pelos visto saiu-lhe o "tiro pela culatra" como se costuma dizer. Isto porque só nestes últimos dias a procura e venda de Bíblias subiu de forma bem acentuada, tornando-se cada vez mais o livro mais vendido em todo o mundo. Já os livros dele... Tomara ele...
    Não vale a pena nos chatear-mos com declarações de alguém que desde sempre foi e será (enquanto viver) polémico!
    Desde sempre que muitos homens tentaram e fizeram tudo para destruir a Palavra de Deus, mas não passaram de tentativas falhadas, confirmando o que está escrito na Bíblia: “a Palavra [a Bíblia Sagrada] do Senhor permanece para sempre,” 1 Pe 1.25.
    Como ele, há e continuará a haver muitos, mas o que interessa é que essas pessoas contribuem (ainda mais) para a procura e leitura da Bíblia. Sem quererem "colaboram" com Deus!!! Importa que a Bíblia seja espalhada e que possa mudar ainda mais vidas.
    Paz a todos.

    ResponderEliminar
  5. Também tenho a opinião de que a Biblia teve um tempo de antena que de outra forma seria bem dificil de alcançar....

    ResponderEliminar
  6. ao contrario de saramago,o DEUS da biblia que eu conheçoÉespetacular porque deu o seu filho jesus para morrer por mim e tambem pelo escritor saramago,coisa que eu não faria dar o meu filho para morrer por pessoas deste tipo,mas ELE é infinitamente bom.é minha convicção que a medida que vai envelhecendo sabe que esta escrito"prepara-te porque depois da morte vem o juizo"e é esta a luta maior do homem.quanto ao resto graças a DEUS que ha liberdade de expressão ate para estas alarvidades que saramago diz.eu e saramago morreremos mas a biblia permanecerá para sempre-porque é a palavra desse DEUS amoroso

    ResponderEliminar
  7. Sou filha de Deus e como sua filha, doeu-me imenso os comentários de Saramago. No entanto tenho "pena" dele, porque se não se arrepender, o seu fim será triste, pois Deus não se deixa escarnecer. Devemos orar por ele, pois alguns na tentativa desesperada de atacar Deus, acabaram por ter um encontro com ELE. Tudo é possível! Gisela Peniche

    ResponderEliminar
  8. Paz do Senhor!
    Ensurdecedor o silêncio da comunidade Evangélica nos meios de comunicação!?
    Apenas os Católicos e os Muçulmanos levantaram as suas vozes?
    Como Evangélica sinto-me triste.
    Concordo com a Gisela, devemos orar por ele, mas também por uma voz mais activa da comunidade Evangélica.

    ResponderEliminar
  9. Os comentários do Sr. Saramago não me perturbam, é apenas mais um a juntar-se àqueles que ao longo dos séculos têm tentado denegrir a imagem de Deus e a Bíblia como Sua Palavra. Perturba-me no entanto que seja preciso ataques como estes, para que os evangélicos se lembrem da importância da Bíblia nas suas vidas e a necessidade de a honrar face a sociedade. Pessoalmente não me parece que seja necessário uma tomada de posição face a este episódio, mas sim uma posição diária de divulgação quer por palavras, mas mais através de actos perante os "saramagos" da vida que nos rodeiam e que precisam de conhecer Deus.
    Há assuntos realmente sérios na nossa sociedade, que exigem resposta, mas este não o é, sem dúvida, pelo menos para mim.
    Luis Miguez

    ResponderEliminar
  10. Caros irmãos,
    Sou contra a atitude de Saramago, mas não sou apologista de guerras contra a carne e o sangue, ou seja contra a personalidade e atitude humana de quem não tem Deus.
    Saramago é ateu, mas gosta de debates e de ser confrontado. Esta é a forma de ele lutar contra Deus, para que este se revele.
    Dou graças a Deus por ele ter lido alguma coisa da Bíblia, ainda que não a entenda.
    Antes ser contra a Bíblia, do que desprezar as Escrituras. Isto é sinal que a Palavra de Deus contende com a sua mente.
    Saramago também precisa de ser salvo do destino no Inferno.
    O facto de ser um Nobel é uma caracteristica extraordinária, que lhe permitirá expandir o Reino de Deus, quando for salvo.
    Neste momento Saramago já fez com que a procura de Bíblias nas livraria disparasse de uma forma surpreendente.
    Oremos pela salvação de Saramago.

    Mário Baleizão Jr

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar quero dar os parabens ao nosso prezado irmão Abel Tomé por este excelente artigo. Depois concordo com a irmã Maria Helena quando fala sobre o silêncio dos evangélicos, penso que esta é uma oportunidade que não podemos perder visto que Saramgo está aberto ao dialogo. Penso que temos homens de Deus no nosso meio capazes de o fazer (Samuel Pinheiro, Pr. Jorge Humberto, Pr. Pedro Figueiredo), e outros sera injusto nomear só estes nomes mas Deus usará quem estiver preparado com o conhcimento da Palavra de Deus e com a unção do Seu Santo Espírito. nós como membros do corpo de Cristo devemos ficar a interceder por essa possível entrevista. Que Deus vos abençoe

    ResponderEliminar
  12. OLá meu nome é Paulo e eu sou do Brasil, muito bom o Blog, é bom saber como anda os irmãos Portugueses, Deus Abençõe vocês!


    www.clipgospelmusic.com
    www.cinemacristao.blogspot.com
    www.literaturaprotestante.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Olá
    Vou comentar como já o fiz em outro blog.
    Estamos a dar muito tempo de antena a este assunto.

    Por isso,a minha maior preocupação nem está no que ele disse/escreveu, mas está na intensidade da polémica que esse senhor está provocando, e chego a acreditar que com intensão o faz, pois só assim venderá um número muitissimo maior de livros, o que, básicamente, é o que mais lhe interessa, como também ao diabo para arranjar cada vez mais vitimas.
    Num País com uma taxa de analfabetos tão grande, e de gente que não gosta de ler, e sendo a Bíblia Sagrada um best seller, o livro mais vendido no mundo, confirmado por teólogos de renome a sua veracidade, a quantidade de leitores dos livros de Saramago não tem expressão alguma, ou seja, ele conseguiu por muita mais gente a comprar o livro movida pela polémica e curiosidade. Aqui é que para mim reside o plano diabólico em que todos estamos caíndo. A ignorância desse falso nobel, atribuida pela raça humana, é tão grande, que chama nomes a Deus, e ao mesmo tempo diz que Ele não existe. Chamar nomes a algo que não existe, francamente...
    Tudo isto faz aumentar a minha fé, acreditar ainda com mais força em Deus, dá-me mais certezas da obra do Espirito Santo, por ter inspirado homens a escrever tão maravilhoso livro, que apenas só será entendível por pessoas de coração puro e sincero, cujas vidas entregam aos cuidados de Deus, recebendo d'Ele a capacidade de discernimento, independentemente de serem analfabetas, terem a 4ª classe, ou o ensino superior, até nestas coias podemos ver a perfeição de Deus.
    Benções para todos

    ResponderEliminar